Domingo VII do Tempo Comum | Ano A

Domingo VII DO TEMPO COMUM

23 de Fevereiro de 2020 | Ano A

Antífona de Entrada


"Eu confio, Senhor, na vossa bondade.
O meu coração alegra-se com a vossa salvação.
Cantarei ao Senhor por tudo o que Ele fez por mim."
(cf. Salmo 12, 6)

• Eu confio no Senhor – M. Carneiro (CVM, p. 46)
Eu confio, Senhor, na vossa bondade – F. Lapa (BML 133-134)
Eu confio, Senhor, na vossa bondade – F. Silva (NRMS 70| CEC II, p. 39-40| CN 286)
Por vossa imensa bondade – A. Cartageno (CEC II, p. 41-42| L 668)
Por vossa imensa bondade – Az. Oliveira (NRMS 115)
[Outras Sugestões]
Cantarei ao Senhor pelo bem que Ele me fez – F. Silva (NRMS 98| IC, p. 406-407)
• Cantarei ao Senhor pelos bens que me deu – A. Cartageno (CEC II, p. 47-48| L 210)

Salmo Responsorial


"O Senhor é clemente e cheio de compaixão."
"Senhor, sois um Deus clemente e compassivo."
(Salmo 102 (103), 1-2.3-4.8.10.12-13 (R. 8a))

• O Senhor é clemente e cheio de compaixão
– B. Terreiro
F. Santos (BML 35)
– M. Carneiro (SRMC A, p. 92-93)
– M. Simões (NRMS 1-I)

• Senhor, sois um Deus clemente e compassivo
– Az. Oliveira (SRAO A, p. 118-119; ou SRAO C, p. 102-103)
F. Santos (Com o salmo 102 nas estrofes)
– M. Luís (SRML, p. 118-119)

Antífona de Comunhão


"Cantarei todas as vossas maravilhas.
Quero alegrar-me e exultar em Vós.
Cantarei ao vosso nome, ó Altíssimo."
(Salmo 9, 2-3)

• Quero cantar as vossas maravilhas – M. Carneiro (CVM, p. 136)
Quero cantar o vosso nome – A. Cartageno (NRMS 111| IC, p. 537-538)

"Senhor, eu creio que sois Cristo, Filho de Deus vivo,
o Salvador do mundo."
(cf. Jo 11, 27 )

Senhor, eu creio que sois Cristo – F. Silva (NRMS 67| CEC II, p. 42-43| IC, p. 556-557| L 759| CN 910)
• Senhor, eu creio que sois Cristo – N. Cerdeira [Harm. A. Cartageno]
[Outras Sugestões]
Amai os vossos inimigos – D. Faustino
Amarás o Senhor teu Deus – Ar. Oliveira
Vós sereis meus amigos – Az. Oliveira (NRMS 146)
Vós sereis meus amigos – F. Lapa (BML 100)
Vós sereis meus amigos – M. Faria (NRMS 29| IC, p. 267)
Vós sereis meus amigos – M. Carneiro (RBP, p. 181-184)
Vós sereis meus amigos – M. Luís (BML 30| CAC, p. 425-426| CEC I, p. 151| NCT 128| CN 1024)

Para diversos momentos da celebração



Dou-vos um mandamento novo – F. Silva (NRMS 71-72| IC, p. 430-43| CN 379)
Dou-vos um mandamento novo – F. Valente (BML 130-131| CN 378)
• É este o meu mandamento – M. Luís (NCT 130)
O templo de Deus é santo – C. Silva (OC 92| CN 750)
Onde há caridade verdadeira – J. Santos (NRMS 25| IC, p. 819)
Onde há caridade verdadeira – C. Silva (OC, p. 199| L 626)
Onde há caridade e amor – M. Luís (CAC, p. 226| NCT 129| L 625)
Onde haja caridade – M. Simões
• Orai por aqueles que vos perseguem – F. Santos (CP II 137)
Recebemos do Senhor um mandamento novo – M. Luís (CAC, p. 231-232| BML 30| NCT 127| L 715), [versão 4 v.m. J. Mateus]
Se vos amardes uns aos outros – F. Silva (NRMS 22| CEC I, p. 149| IC, p. 553| NCT 274| L 749)
• Sede imitadores de Deus – E. Lucas
Sede imitadores de Deus – P. Miranda
• Sede perfeitos – C. Silva (OC 274)
• Sede perfeitos – F. Santos (CP II 140)


[Siglas]

[BML] Boletim de Música Litúrgica, Serviço Diocesano de Música Litúrgica, Porto.
[CAC] P. Manuel Luís – Cânticos da Assembleia Cristã, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2006.
[CEC I] Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. 1, 3ª ed-, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2007.
[CEC II] Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. 2, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 1999.
[CN] Cantoral Nacional para a Liturgia, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2019.
[CP II] ] P. António Ferreira dos Santos – Canto Perene , vol. 2, Secretariado Diocesano de Liturgia, Porto, 2003.
[CVM] P. Miguel Carneiro – É Cristo que vive em mim: Cânticos para o tempo comum, Paulus Editora, Lisboa, 2011.
[IC] A Igreja Canta, 2.ª ed, Comissão Bracarense de Música Sacra, 2005.
[L] Laudate: Cânticos e Orações, Edição para uso interno das comunidades paroquiais sem fins lucrativos, org. Vítor Coutinho, Leiria.
[NCT] Novo Cantemos Todos, Editorial Missões, Cucujães,1990.
[NRMS] Nova Revista de Música Sacra, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga.
[OC] P. Carlos da Silva – Orar Cantando, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2001.
[RBP] P. Miguel Carneiro – Ressuscitou o Bom Pastor , Paulus Editora, Lisboa, 2007.
[SRAO A] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano A, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1989.
[SRMC A] P. Miguel Carneiro – Eu Vos Louvarei, Senhor: Salmos Responsoriais – Ano A, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[SRML] P. Manuel Luís – Salmos Responsoriais e Aclamações ao Evangelho, Comissão de Liturgia e Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, Lisboa, 1997.

3 comentários :

  1. Informo que há duas ligações que dão erro: Entrada (Pe. Cartageno) e Comunhão (J. Santos).

    ResponderEliminar
  2. Têm feito um trabalho notável. Parabéns.

    ResponderEliminar

NOVO SITE O CANTO NA LITURGIA

São já quase 11 anos de caminho percorrido ao serviço da música na liturgia pelo O Canto na Liturgia. São quase 11 anos a auxiliar cada maestro, cantor e organista, que diária ou dominicalmente procuram servir dignamente a liturgia em cada paróquia através da música. Por ser preciso continuar este caminho, cada vez mais e melhor, e tendo em conta que o blogger já apresenta limitações às nossas aspirações de uma maior qualidade deste serviço, ousámos dar o passo em frente. Começámos por disponibilizar, em Março de 2020, no Facebook um Fórum dedicado à discussão de temas ligados à natureza d’O Canto na Liturgia e à partilha de composições. Logo começámos também a trabalhar numa nova imagem e, com ela, uma nova página. Passado um ano, despedimo-nos do blogger e migramos para um nova página mais intuitiva, mais organizada, mais completa e com mais conteúdo!

Procure-nos em ocantonaliturgia.pt.