Sugestão de cânticos para a Solenidade de Pentecostes. Antífona de Entrada | Salmo Responsorial | Apresentação dos dons | Antífona de Comunhão | Outros cânticos.
O Tempo Pascal é a festa prolongada durante sete semanas até se concluir com a repetição do Primeiro Dia, o dia da Ressurreição, no domingo de Pentecostes. Ele é a verdadeira oitava pascal – oitava de domingos – e todo ele um único Grande Domingo, como se exprime S. Atanásio († 373; Ep. fest. 1).
(Cónego José Ferreira in Os Mistérios de Cristo na Liturgia)
O Domingo de Páscoa, a Festa da Ascensão do Senhor ou o Domingo do Pentecostes, esclarece o Cónego José Ferreira, não são festas independentes, mas etapas de uma grande e única festa que se vive em todo o Tempo Pascal. Explicando o desaparecimento da Oitava de Pentecostes com a Reforma litúrgica, justifica J. Ferreira, que, na verdade, “é ele [o Pentecostes] que é a oitava – o oitavo domingo da Páscoa – ou, talvez melhor, o encerramento da grande oitava, no fim das sete semanas do Tempo Pascal.” Acrescenta ainda que na Reforma Litúrgica se eliminou a grande vigília desta Solenidade, ressalvando, porém, que “se por vigília entendermos a celebração noturna da festa, como agora acontece na Vigília Pascal, então também o Domingo de Pentecostes pode ser celebrado em vigília, durante a noite, à maneira do Domingo da Ressurreição, e para isso o Missal e o Leccionário trazem os formulários adequados.”
O Missal apresenta assim para a Solenidade de Pentecostes:
Missa da Vigília [Forma Breve] – Para a Forma Breve da Missa da Vigília, a celebrar na véspera da Solenidade de Pentecostes, o Missal Romano, apresenta um formulário que segue o esquema normal da missa, porém com prefácio próprio.
Missa da Vigília [Forma Longa] – Para a Forma Longa da Missa da Vigília, a celebrar na véspera da Solenidade de Pentecostes, o Missal Romano, prevê uma forma de celebração mais complexa. Os primeiros momentos da celebração poderão acontecer de duas formas:
I - Celebração da Eucaristia com a oração de Vésperas I - A celebração inicia ou com o Hino das Vésperas, ou com a Antífona de Entrada (como a da forma breve), suprimindo o ato penitencial, cantado no seu lugar a salmodia das Vésperas. Depois da salmodia, a celebração prossegue com oração colecta e a Liturgia da Palavra.
II - Celebração da Eucaristia sem a oração de Vésperas I - A celebração inicia de forma normal, com a Antífona de Entrada, havendo, porém, após o Kyrie uma oração, a que se segue logo a Liturgia da Palavra.
A Liturgia da Palavra, na Forma longa da Missa da Vigília, ao jeito da Vigília Pascal, é constituída por 4 leituras do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento. Após a 4ª leitura, canta-se o Glória. Após a 5ª leitura, canta-se a Aclamação ao Evangelho que é proclamado em seguida.
Missa do Dia – A Missa do Dia, revestida de grande solenidade, segue a forma normal da celebração da Eucaristia, sendo enriquecida com uma Sequência, cantada ou lida após a II Leitura e antes da Aclamação ao Evangelho, intitulada Veni Sancte Spiritus ou Vinde ó Santo Espírito.
Se se celebra com a Oração das Vésperas I, o Missal Romano propõe 2 possibilidades para a entrada:
I – Versículo Introdutório e Hino – Tal como numa vulgar Oração de Vésperas, o órgão soará até o presidente se encontrar na presidência, e, daí, este entoa o versículo introdutório “Deus vinde em nosso auxílio”, seguindo-se o Hino Veni Creator Spiritus ou Vem, criador Espírito de Deus. Omite-se por isso a Saudação Inicial e o Ato Penitencial (Missal Romano p. 384 | IGLH números 94 e 97)
Versículo Introdutório:
• Deus vinde em nosso auxílio – Az. Oliveira (LHC I, p. 8 | LHC II, p. 10 | LHC III, p. 10)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos I (LHC III, p. 11 | CP I, p. 30 | CP II, p. 26)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos II (CP I, p. 11)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos III (CP I, p. 119)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos IV (CP I, p. 145)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos V (CP I, p. 243)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos VI (CP I, p. 388)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos VII (CP II, p. 11)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos VIII (CP III, p. 11)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos IX (CP III, p. 48)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos X (CP III, p. 57)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos XI (CP III, p. 103)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Santos XII (ENPL XLIII, p. 38)
• Deus vinde em nosso auxílio – F. Silva (ENPL XIV | NCT, p. 485)
• Deus vinde em nosso auxílio – M. Luís (LHC I, p. 9 | LHC II, p. 10 | LHC III, p. 10)
• Deus vinde em nosso auxílio – M. Faria (LHC I, p. 8 | LHC II, p. 10 | LHC III, p. 10)
Hino:
• Veni Creator Spiritus – C. Gregoriano
• Veni, Creator Spiritus – C. Silva (OC, p. 264-265 | OC2 p. 301-302)
• Vem Espírito Criador – Singeverga
• Vem criador Espírito de Deus – F. Santos I (CP I, p. 540)
• Vem criador Espírito de Deus – F. Santos II (LHC II, p. 92 | NCT 541)
II – Antífona de Entrada e Saudação Inicial – Mesmo se se rezam as Vésperas I ou se não se rezam as Vésperas I, canta-se a Antífona de Entrada enquanto se realiza a procissão de entrada. Para sugestão de cânticos para a Antífona de Entrada, ver acima, a proposta para Forma Breve da Missa da Vigília. Chegado à presidência, o presidente profere a habitual saudação inicial. Omite-se, porém, o Ato Penitencial. (Missal Romano p. 385)
Omitindo-se o Ato Penitencial, canta-se, em seu lugar, o Hino e a Salmodia das Vésperas I. Se o Hino já se cantou, tal como descrito acima, segue-se para Salmodia. Se se optou pelo canto Antífona de Entrada como forma de início da celebração, canta-se o Hino aqui, seguindo-se a Salmodia. Esta, é composta pelas Antífonas e respectivos cânticos ou salmos:
• Antífona I – Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Aleluia. (com o Salmo 112 (113))
– F. Santos I (CP I, p. 541-542)
– F. Santos II (LHC II, p. 668 | NCT 546)
– Singeverga
• Antífona II – Apareceram línguas de fogo sobre os Apóstolos, e desceu sobre cada um deles o Espírito Santo. Aleluia. (com o Salmo 146 (147 A))
– F. Santos I (CP I, p. 543-544)
– F. Santos II (LHC II, p. 669 | NCT 544)
– Singeverga
• Antífona III – O Espírito, que procede do Pai, Me glorificará. Aleluia. (com o cântico de Ap 15, 3-4)
– F. Santos I (CP I, p. 541-542)
– F. Santos II (LHC II, p. 670)
– M. Luís (NCT 196)
– Singeverga
Terminada a Salmodia, a celebração prossegue com a Oração e a Liturgia da Palavra, tal como no Missal Romano (p.385).
Se se celebram as Vésperas I, no Pós Comunhão canta-se o Cântico Evangélico respectivo, com a antífona «Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor, Vós que congregastes os povos de todas as línguas na confissão duma só fé. Aleluia.» e com o texto do Magnificat.
• Vinde, Espírito Santo, enchei os corações – F. Santos I (CP I, p. 547)
• Vinde, Espírito Santo, enchei os corações – F. Santos II (LHC II, p. 671| NCT 547)
• Vinde, Espírito Santo, enchei os corações – Singeverga
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