Sugestão de cânticos para a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, da Quinta-feira Santa. Antífona de Entrada | Salmo Responsorial | Apresentação dos dons | Antífona de Comunhão | Outros cânticos.
«(...) À noite, entrando no Tríduo Pascal, a comunidade cristã revive na Missa in Cena Domini o que aconteceu na última Ceia. No Cenáculo o Redentor quis antecipar, no Sacramento do pão e do vinho transformados no seu Corpo e no seu Sangue, o sacrifício da sua vida: ele antecipa esta sua morte, entrega livremente a sua vida, oferece o dom definitivo de si à humanidade. Com o lava-pés, repete-se o gesto com que Ele, tendo amado os seus, os amou até ao extremo (cf. Jo 13, 1) e deixou aos discípulos como seu distintivo este acto de humildade, o amor até à morte. Depois da Missa in Cena Domini, a liturgia convida os fiéis a estar em adoração do Santíssimo Sacramento, revivendo a agonia de Jesus no Getsémani. E vemos como os discípulos dormiram, deixando o Senhor sozinho. Também hoje nós, seus discípulos, muitas vezes dormimos. Nesta noite santa do Getsémani queremos estar vigilantes, não queremos deixar o Senhor sozinho nesta hora; assim podemos compreender melhor o mistério da Quinta-Feira Santa, que inclui o tríplice dom do Sacerdócio ministerial, da Eucaristia e do mandamento novo do amor. (...)»
(Bento XVI - Audiência Geral das Quarta-Feira de 7 de Abril de 2007)
Antífona de Entrada
"Toda a nossa glória está na cruz de Nosso senhor Jesus Cristo.
N’Ele está a nossa salvação, vida e ressurreição. Por Ele fomos salvos e livres."
(cf. Gal. 6, 14)
• A nossa glória está na Cruz – F. Santos (BML 20)
Diz o Rito do Acolhimento dos Santos Óleos, publicado pelo SNL em 2019:
«1. Este rito é uma proposta para o início da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, mediante o qual são recebidos os Santos Óleos nas diferentes comunidades. (...)
8. Uma vez incensado o Altar e a Cruz, o celebrante dirige-se à presidência e continua a celebração com a saudação inicial finda a qual faz uma pequena admonição ao rito de acolhimento dos Santos Óleos.»
[Rito do Acolhimento dos Santos Óleos - números 1 e 8]
Segue-se a apresentação de cada um dos óleos, com diálogo próprio, e com a proposta de intervenção do coro com a estrofe específica de cada óleo, retirada do hino Escutai, ó Juiz Omnipotente. O Rito conclui com o coro canta a aclamação aos Santos Óleos, com o hino Aceitai, ó Redentor ou Escutai, ó Juiz Omnipotente.
O Rito completo está disponível na página do Secretariado Nacional da Liturgia.
• Glória a Vós, Cristo, Palavra de Deus | Dou-vos um mandamento novo – F. Santos (BML 51| NCT 126)
• Glória a Vós, Cristo, Palavra de Deus | Dou-vos um mandamento novo – J. Mateus
• Glória a Vós, Jesus Cristo, palavra do Pai | Dou-vos um mandamento novo – A. Pinto (LD, p. 29
Lava-pés
Diz o Missal Romano, no número 7 da Missa Vespertina da Ceia do Senhor [MR pp.246-247]:
«Entretanto cantam-se algumas das seguintes antífonas ou outros cânticos apropriados.
Diz o Missal Romano, no número 9 da Missa Vespertina da Ceia do Senhor [MR p.247]: «Entretanto, canta-se a antífona Ubi caritas ou outro cântico apropriado.»
• Quem come a minha carne – M. Carneiro (CVM, p. 118-120)
• Todas as vezes que comerdes – C. Silva (CN 961 | OC2 287)
Transladação do Santíssimo Sacramento
Diz o Missal Romano, nos números 16 e 17 da Missa Vespertina da Ceia do Senhor [MR p.250]:
«16. Organiza-se a procissão (...) e leva-se o Santíssimo Sacramento, através da igreja, para o lugar
da reserva, preparado numa capela convenientemente ornamentada. Entretanto canta-se o hino Pange, lingua (Canta, Igreja, o Rei do mundo) com excepção as duas últimas estrofes, ou outro cântico apropriado.
17. Chegada a procissão ao lugar da reserva, o sacerdote depõe a píxide. Seguidamente, põe incenso no turíbulo e, de joelhos, incensa o Santíssimo Sacramento. Entretanto canta-se o Tantum ergo sacramentum.»
Passado um ano, despedimo-nos do blogger e migramos para um nova página mais intuitiva, mais organizada, mais completa e com mais conteúdo!
NOVO SITE O CANTO NA LITURGIA
São já quase 11 anos de caminho percorrido ao serviço da música na liturgia pelo O Canto na Liturgia. São quase 11 anos a auxiliar cada maestro, cantor e organista, que diária ou dominicalmente procuram servir dignamente a liturgia em cada paróquia através da música. Por ser preciso continuar este caminho, cada vez mais e melhor, e tendo em conta que o blogger já apresenta limitações às nossas aspirações de uma maior qualidade deste serviço, ousámos dar o passo em frente. Começámos por disponibilizar, em Março de 2020, no Facebook um Fórum dedicado à discussão de temas ligados à natureza d’O Canto na Liturgia e à partilha de composições. Logo começámos também a trabalhar numa nova imagem e, com ela, uma nova página.
Passado um ano, despedimo-nos do blogger e migramos para um nova página mais intuitiva, mais organizada, mais completa e com mais conteúdo!
0 comentários :