Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

11 de Junho de 2020 | Ano A

ANTÍFONA DE ENTRADA


"O Senhor alimentou o seu povo com a flor da farinha
e saciou-o com o mel do rochedo."


Da flor da farinha os alimentou – M. Carneiro (NRMS 37| CEC II, p. 166| IC, p. 421)
O Senhor alimentou-nos – C. Silva (NRMS 60| OC, p. 177| CEC II, p. 165| IC, p. 504)
• O Senhor alimentou o seu povo I – D. Faustino
• O Senhor alimentou o seu povo II – D. Faustino
• O Senhor alimentou o seu povo – J. Gamboa
• O Senhor alimentou o seu povo – J. Geada
• O Senhor alimentou o seu povo – M. Carneiro (RBP, p. 203-206)
• O Senhor alimentou o seu povo – M. Luís (CAC, p. 472)

SALMOS RESPONSORIAIS


"Jerusalém, louva o teu Senhor."
(Salmo 147, 12-13.14-15.19-20)

• Jerusalém, louva o teu Senhor.
– Az. Oliveira (SRAO A, p. 176-177)
F. Santos (BML 42)
– M. Carneiro (SRMC A, p. 82-83)
– M. Luís (SRML, p. 176-177)

SEQUÊNCIA



• Terra exulta de alegria
– C. Silva (OC, p. 246)
– F. Santos (CP III, p. 40)
– I. Rodrigues
M. Faria (BML 46)
– T. Sousa

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



• Aleluia [Eu sou o pão vivo] – C. Gregoriano | F. Santos
• Aleluia [Eu sou o pão vivo] – C. Silva | N. Fileno
Aleluia [Glória ao Pai e ao Filho] – A. Cartageno (XXXIV ENPL, p. 73)

APRESENTAÇÃO DOS DONS



• Adoro devotamente a tua presença, Senhor – S. Alves (CN 182)
• Adoro te devote – C. Gregoriano (CN 183)
• Ave Verum Corpus – I. Rodrigues
Bendito sejas, Senhor – A. Cartageno (NRMS 129| XXXVII ENPL, p. 57)
• Corpo de Deus, Pão da vida – Az. Oliveira (NRMS 138)
Corpus Domini Nostri – M. Sousa Santos (RAM)
Ecce Panis – M. Ribeiro
Encheis a terra, Senhor – P. Miranda
Ó sacrossanta Hóstia – J. Santos (NRMS 77-79)
• O Sacrum Convivium – L. Molfino
Ó Sagrado Banquete – C. Silva (OC, p. 175)
• O Salutaris Hostia – M. Corsaro
• O Salutaris Hostia – T. Sousa
Ó Verdadeiro Corpo do Senhor – M. Simões (NRMS 7-II | IC, p. 511)
• Senhor, Tu és o Pão – G. Kirbye (CEC II, p. 170)
Somos o novo Israel – F. Santos (BML 22 | NCT 112)

Antífona de Comunhão


"Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue
permanece em Mim e Eu nele, diz o Senhor."
(cf. Gal 4, 6)

Quem come a minha carne – Ar. Oliveira
• Quem come a minha carne – C. Silva (OC2 250)
• Quem come a minha carne – D. Faustino
Quem come a minha carne – F. Santos (BML 155-156)
Quem come a minha carne – J. A. Nunes
• Quem come a minha carne I – J. Geada
• Quem come a minha carne II – J. Geada
• Quem come a minha carne – J. Santos
• Quem come a minha carne – M. Carneiro (RBP, p. 207-209| CVM, p. 118-120)
Quem come a minha carne – M. Simões (BML 37| CEC II, p. 167-168)
[Outras Sugestões]
A minha carne é verdadeira comida – F. Silva (NRMS 102| IC, p. 365-366)
• Abriu o Senhor as portas do Céu – Az. Oliveira (NRMS 119| XXVIII ENPL, p. 39)
Bendito sejas, Senhor – A. Cartageno (NRMS 129| XXXVII ENPL, p. 57)
Como é suave, Senhor – M. Luís (NRMS 36| IC, p. 416| NCT 384)
Do Céu nos destes, Senhor, o pão – F. Santos (BML 103-104| CEC II, p. 92-93)
Encheis a terra, Senhor – P. Miranda
Eucaristia, Celeste Alimento – S. Stuligtosz
• Eu sou o pão da vida – M. Luís (CAC, p. 393| CEC II, p. 93| NCT 261| L 374)
Eu sou o Pão da vida quem me come não morrerá – B. Sousa (CEC II, p. 20| NCT 262)
Eu sou o Pão vivo – M. Luís (CAC, p. 395-396| CEC II, p. 101)
Eu sou o Pão vivo – Duarte Morgado (harm. A. Cartageno)
Eu sou o Pão vivo descido do Céu – C. Silva (OC, p. 111| NRMS 36| IC, p. 443| CEC II, p. 103| NCT 263| CPE, p. 157)
Isto é o meu corpo – F. Santos (XXXVI ENPL, p. 122-126)
Isto é o meu corpo – F. Santos (BML 95)
Isto é o meu corpo – C. Silva (OC, p. 138| CEC I, p. 113-114)
• Isto é o meu corpo – M. Carneiro (RBP, p. 76-78)
• O Eterno Pai – M. Luís
• O Corpo de Jesus é alimento – A. Cartageno (NRMS 60| CEC I, p. 115-116)
O Corpo de Jesus é alimento – D. Oliveira
O Pão de Deus – J. Santos (NRMS 62| IC, p. 498)
• O Senhor abriu as portas do Céu – F. Silva (NRMS 106| IC, p. 502-503)
O Senhor deu-lhes o pão do Céu – Az. Oliveira (CEC II, p. 36-37)
O vosso Corpo é o Pão – J. Santos (NRMS 77-78 | IC, p. 513)
Quem come deste pão – C. Silva (OC, p. 216-217)
• Quem comer deste pão – C. Silva (OC, p. 218| NCT 272)
• Quem come deste pão – M. Luís (CAC, p. 408 | NCT 46)
• Quem come deste pão – M. Luís (CAC, p. 409)
Tomai e comei – F. Silva (NRMS 25| CEC I, p. 112-113)
Vós sois o pão vivo, Senhor – F. Santos (BML 155-156)
• Vós sois o pão vivo, Senhor – F. Silva (NRMS 90-91| CEC II, p. 94-96| IC, p. 597-598)


PARA DIVERSOS MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO



Bendito sejas, Senhor – A. Cartageno (NRMS 129| XXXVII ENPL, p. 57)   [PC]
Como é suave, Senhor – M. Luís (NRMS 36| IC, p. 416| NCT 384)   [PC]
• Corpo de Deus, Pão da vida – Az. Oliveira (NRMS 138)   [PC]
Corpus Domini Nostri – M. Sousa Santos (RAM)   [PC]
Do Céu nos destes, Senhor, o pão – F. Santos (BML 103-104| CEC II, p. 92-93)   [PC]
Encheis a terra, Senhor – P. Miranda   [PC]
Eucaristia, Corpo de Jesus – P. Cruz   [PC]
Eucaristia, Celeste Alimento – S. Stuligtosz   [PC]
Isto é o meu corpo – F. Santos (XXXVI ENPL, p. 122-126)   [PC]
Isto é o meu corpo – F. Santos (BML 95)   [PC]
O Pão de Deus – J. Santos (NRMS 62| IC, p. 498)   [PC]
O Pão que vem do Céu – T. Sousa (CS, p. 13)   [PC]
• O Senhor deu-lhes o pão do Céu – Az. Oliveira (CEC II, p. 36-37)   [PC]
Ó sacrossanta Hóstia – J. Santos (NRMS 77-79)   [PC]
Ó Sagrado Banquete – C. Silva (OC, p. 175)   [PC]
Ó Verdadeiro Corpo do Senhor – M. Simões (NRMS 7-II | IC, p. 511)   [PC]
Ó Verdadeiro Corpo do Senhor – C. Silva (NRMS 42 | IC, p. 512 | NCT 269| NRMS 131)   [PC]
O vosso Corpo é o Pão – J. Santos (NRMS 77-78 | IC, p. 513)   [PC]
• Pai nosso que estais no céus – M. Luís (CAC, p. 404-406)   [PC, F]
• Pange lingua | Canta, Igreja, o Rei do mundo – Az. Oliveira (NRMS 77-79| IC, p. 862| LHC II, p. 109)   [PC]
• Pange lingua | Canta, Igreja, o Rei do mundo – F. Santos (BML 37| CP III, p. 58| LHC II, p. 108)   [PC]
• Pange lingua | Canta, Igreja, o Rei do mundo – M. Faria (NRMS 3-II| IC, p. 861| LHC II, p. 109)   [PC]
• Pange lingua | Celebremos o mistério – C. Silva (OC, p. 61)   [PC]
• Pange lingua | Celebremos o mistério – F. Freitas (NRMS 9|10-I)   [PC]
Pange lingua | Celebremos o mistério – F. Santos (BML 25| NCT 134)   [PC]
Pange lingua | Celebremos o mistério – F. Silva (NRMS 77-79| IC, p. 412)   [PC]
Porque ele está connosco – F. Santos (BML 75| BML 135-136| LHC I, p. 54-55)   [PC, F]
Saciastes o vosso povo – F. Silva (NRMS 90-91| CEC II, p. 90-91| IC, p. 546)   [PC]
• Senhor, Tu és o Pão – G. Kirbye (CEC II, p. 170)   [PC]
• Somos o novo Israel – F. Santos (BML 22 | NCT 112)   [PC, F]
Vós sois o pão vivo, Senhor – F. Santos (BML 155-156)   [PC]
• Vós sois o pão vivo, Senhor – F. Silva (NRMS 90-91| CEC II, p. 94-96| IC, p. 597-598)   [PC]


[Siglas]

[BML] Boletim de Música Litúrgica, Serviço Diocesano de Música Litúrgica, Porto.
[CAC] P. Manuel Luís – Cânticos da Assembleia Cristã, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2006.
[CEC I] Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. 1, 3ª ed-, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2007.
[CEC II] Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. 2, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 1999.
[CN] Cantoral Nacional para a Liturgia, Secretariado Diocesano de Liturgia, Porto, 2003.
[ENPL] Guiões dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica, Fátima.
[IC] A Igreja Canta, 2.ª ed, Comissão Bracarense de Música Sacra, 2005.
[L] Laudate: Cânticos e Orações, Edição para uso interno das comunidades paroquiais sem fins lucrativos, org. Vítor Coutinho, Leiria.
[LHC I] Liturgia das Horas: Edição para Canto, vol. 1, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 1997.
[Libellus] Libellus, Revista de Música Sacra, Libellus Usualis - Divulgação de Música Sacra.
[NCT] Novo Cantemos Todos, Editorial Missões, Cucujães,1990.
[NRMS] Nova Revista de Música Sacra, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga.
[OC] P. Carlos da Silva – Orar Cantando, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2001.
[RAM] Revista da Academia Martiniana, Coimbra.
[RBP] P. Miguel Carneiro – Ressuscitou o Bom Pastor , Paulus Editora, Lisboa, 2007.
[SRAO A] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano A, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1989.
[SRAO B] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano B, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1990.
[SRAO C] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano C, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1991.
[SRMC A] P. Miguel Carneiro – Eu Vos Louvarei, Senhor: Salmos Responsoriais – Ano A, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[SRMC B] P. Miguel Carneiro – Deus fez maravilhas: Salmos Responsoriais: Salmos Responsoriais – Ano B, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[SRMC C] P. Miguel Carneiro – Povo do Senhor, exulta e canta: Salmos Responsoriais – Ano C, Paulus Editora, Lisboa, 2009.
[SRML] P. Manuel Luís – Salmos Responsoriais e Aclamações ao Evangelho, Comissão de Liturgia e Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, Lisboa, 1997.

0 comentários :

NOVO SITE O CANTO NA LITURGIA

São já quase 11 anos de caminho percorrido ao serviço da música na liturgia pelo O Canto na Liturgia. São quase 11 anos a auxiliar cada maestro, cantor e organista, que diária ou dominicalmente procuram servir dignamente a liturgia em cada paróquia através da música. Por ser preciso continuar este caminho, cada vez mais e melhor, e tendo em conta que o blogger já apresenta limitações às nossas aspirações de uma maior qualidade deste serviço, ousámos dar o passo em frente. Começámos por disponibilizar, em Março de 2020, no Facebook um Fórum dedicado à discussão de temas ligados à natureza d’O Canto na Liturgia e à partilha de composições. Logo começámos também a trabalhar numa nova imagem e, com ela, uma nova página. Passado um ano, despedimo-nos do blogger e migramos para um nova página mais intuitiva, mais organizada, mais completa e com mais conteúdo!

Procure-nos em ocantonaliturgia.pt.