Domingo XXXIII do Tempo Comum | Ano C


Antífona de entrada


"Os meus pensamentos são de paz
e não de desgraça, diz o Senhor.
Invocar-Me-eis e atenderei o vosso clamor,
e farei regressar os vossos cativos
de todos os lugares da terra."
(Jer 29, 11.12.14 )

• Os meus pensamentos – S. Pinto (Organum 2)
• Os meus pensamentos – G. Gomes (Organum 8)
[Outras Sugestões]
Chegue até vós, Senhor – F. Santos (BML 52| CEC II, p. 142-143| NCT 213)
• Deus fala de paz – F. Santos (CEC II, p. 156)
Diz o Senhor, nosso Deus – A. Cartageno (CEC I, p. 82| L 300)
Ele me chamará – F. Santos (BML 40)
• Escutai a minha prece – M. Carneiro (CVM, p. 38-41)
Escutai, Senhor, a voz do meu clamor – C. Silva (OC, p. 95| NCT 88| L 344)
Eu sou a salvação do meu povo – F. Lapa (BML 138-139)
Eu sou a salvação do meu povo – F. Santos (CEC II, p. 117-118)
• Eu sou a salvação do meu povo – C. Silva (OC, p. 106| CEC I, p. 81| CEC II, p. 118-119)
Eu vos invoco, Senhor – A. Cartageno (CEC II, p. 129-130)
Ouvi, Senhor, as minhas palavras – F. Silva (NRMS 61| IC, p. 238)

Salmo Responsorial


O Senhor virá governar com justiça (Sl 97) – Az. Oliveira (SRAO C, p. 170-171); M. Carneiro (SRMC C, p. 146-147); M. Luís (SRML, p. 328-329)

Antífona de Comunhão


"A minha alegria é estar junto de Deus,
buscar no Senhor o meu refúgio."
(Salmo 72, 28)

"Tudo o que pedirdes na oração
vos será concedido, diz o Senhor."
(Mc 11, 23.24)

A minha alegria – Ar. Oliveira
• A minha alegria – M. Carneiro (CVM)
• É bom para mim estar junto de Deus – J. Geada
Tudo o que pedirdes na oração – C. Silva/P. Cruz (cf. OC, p. 256| CEC II, p. 52| L 829)
[Outras Sugestões]
Estai preparados – Az. Oliveira (NRMS 128)
Estai preparados – F. Santos (CEC I, p. 11| XXX ENPL, p. 35| CPE, p. 154)
Estai preparados – V. Pereira / J. Ribeiro (ELC I, p. 6-7)
• Não sabeis o dia – J. P. Martins (L)
• Vigiai e orai – F. Santos (CP II, p. 374| CN 374)

Para diversos momentos da celebração



Como a chuva sobre a relva – F. Santos (BML 18)
• Nos dias do Senhor – Az. Oliveira (SRAO A, p. 12-13)
Nos dias do Senhor – F. Santos (BML 23)
• Nos dias do Senhor (sl 71) – M. Luís (SRML, p. 18-19)
• Nos dias do Senhor (sl 71) – M. Carneiro (NRMS 52 | IC, p. 87)
O Senhor julgará – Ar. Oliveira
O Senhor nos visitará – F. Silva (NRMS 64 | IC, p. 92)
O Senhor virá – F. Silva (NRMS 7| IC, p. 94)

Dia Mundial dos Pobres



O Papa Francisco, por vontade explícita na Carta Apostólica Misericórdia et Misera (20 de Novembro de 2016), instituiu o XXXIII Domingo do Tempo Comum como Dia Mundial dos Pobres, pois, nas suas palavras, o encontro com os pobres que nos rodeiam "será um momento propício para encontrar o Deus que buscamos".
Assim, propomos alguns cânticos para este dia, que poderão ser usados sobretudo na Apresentação dos Dons ou no Pós Comunhão:


Bem aventurados os pobres – Ar. Oliveira
• Bem aventurados os pobres em espírito – F. Santos (CP II, p. 310| CP II, p. 363| CP II, p. 136)
• Bem aventurados os pobres em espírito (Sl 145) – M. Carneiro (SRMC A, p. 86-87)
• Exulta de alegria – M. Carneiro (NRMS 21| IC, p. 447)
Felizes os pobres (Sl 145) – F. Santos (BML 54)
• Felizes os pobres (sl 145) – M. Luís (SRML, p. 112-113)
• Felizes os pobres (sl 145) – Az. Oliveira (SRAO A, p. 112-113)
• Na vossa bondade, Senhor (sl 67) – M. Luís (SRML, p. 316-317)
• Na vossa bondade, Senhor (sl 67) – Az. Oliveira (SRAO C, p. 148-149)
• Na vossa bondade, Senhor (sl 67) – M. Carneiro (SRMC C, p. 124-125)
• No alto do monte – Az. Oliveira (NRMS 102| IC, p. 484-485) [com a 2ª estrofe]
• O Senhor salvará os pobres – Ar. Oliveira
• O Senhor salvará os pobres – C. Silva (LHC I, p. 255| OC, p. 359)
• O pobre clamou, o Senhor o ouviu (sl 33) – M. Luís (SRML, p. 324-325)
• O pobre clamou, o Senhor o ouviu (sl 33) – Az. Oliveira (SRAO C, p. 164-165)
• O pobre clamou, o Senhor o ouviu (sl 33) – M. Carneiro (SRMC C, p. 140-141)
• Os pobres serão saciados – M. Luís (CAC, p. 230)
Procurai pobres o Senhor – F. Santos (BML 66)
• Procurai pobres o Senhor – M. Luís (SRML, p. 304)
• Santa Maria Mãe de Deus – M. Simões (SC I, p. 44-45| NRMS 41| IC, p. 171| NCT 719) [com a 4ª estrofe]
• Vós os que sois pobres – A. Cartageno (L, p. 878)


[Siglas]

[BML] Boletim de Música Litúrgica, Serviço Diocesano de Música Litúrgica, Porto.
[CAC] P. Manuel Luís – Cânticos da Assembleia Cristã, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2006.
[CEC I] Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. 1, 3.ª ed, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2007.
[CEC II] Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. 2, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 1999
[CP II] P. António Ferreira dos Santos – Canto Perene, vol. 2, Secretariado Diocesano de Liturgia, Porto, 2003.
[CPE] Cânticos para as Exéquias, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2008.
[CVM] P. Miguel Carneiro – É Cristo que vive em mim: Cânticos para o tempo comum, Paulus Editora, Lisboa, 2011.
[ELC] Vitor Pereira (arranjos de José Joaquim Ribeiro) – Esta Luz de Cristo, Cânticos para a Liturgia, Paulinas.
[ENPL] Guiões dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica, Fátima.
[IC] A Igreja Canta, 2.ª ed, Comissão Bracarense de Música Sacra, 2005.
[L] Laudate: Cânticos e Orações, Edição para uso interno das comunidades paroquiais sem fins lucrativos, org. Vítor Coutinho, Leiria.
[LHC II] Liturgia das Horas: Edição para Canto, vol. 2, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2003.
[NCT] Novo Cantemos Todos, Editorial Missões, Cucujães,1990.
[NRMS] Nova Revista de Música Sacra, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga.
[OC] P. Carlos da Silva – Orar Cantando, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2001.
[ODMC] P. Miguel Caneiro - Eu sou a Ressurreição e a Vida: Laudes e Vésperas do Ofício de Defuntos, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[RBP] P. Miguel Carneiro – Ressuscitou o Bom Pastor, Paulus Editora, Lisboa, 2007.
[SC I] P. Manuel Simões – Salmos e Cânticos, vol. 1, Instituto Nun’Alvres, Caldas da Saúde, 1970.
[SRAO C] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano C, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1991.
[SRMC C] P. Miguel Carneiro – Povo do Senhor, exulta e canta: Salmos Responsoriais – Ano C, Paulus Editora, Lisboa, 2009.
[SRML] P. Manuel Luís – Salmos Responsoriais e Aclamações ao Evangelho, Comissão de Liturgia e Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, Lisboa, 1997.

0 comentários :

NOVO SITE O CANTO NA LITURGIA

São já quase 11 anos de caminho percorrido ao serviço da música na liturgia pelo O Canto na Liturgia. São quase 11 anos a auxiliar cada maestro, cantor e organista, que diária ou dominicalmente procuram servir dignamente a liturgia em cada paróquia através da música. Por ser preciso continuar este caminho, cada vez mais e melhor, e tendo em conta que o blogger já apresenta limitações às nossas aspirações de uma maior qualidade deste serviço, ousámos dar o passo em frente. Começámos por disponibilizar, em Março de 2020, no Facebook um Fórum dedicado à discussão de temas ligados à natureza d’O Canto na Liturgia e à partilha de composições. Logo começámos também a trabalhar numa nova imagem e, com ela, uma nova página. Passado um ano, despedimo-nos do blogger e migramos para um nova página mais intuitiva, mais organizada, mais completa e com mais conteúdo!

Procure-nos em ocantonaliturgia.pt.