Domingo VI da Páscoa | Ano A

Domingo VI da Páscoa

17 de Maio de 2020 | Ano A

ANTÍFONA DE ENTRADA


"Anunciai com brados de alegria, proclamai aos confins da terra:
O Senhor libertou o seu povo. Aleluia."
(cf. Is 48, 20)


Anunciai com brados de alegria – Ar. Oliveira
• Anunciai com brados de alegria – F. Santos (BML 153-154)
Anunciai com brados de alegria – F. Valente (BML 106)
• Anunciai com brados de alegria – M. Carneiro (RBP, p. 178-180)
Anunciai com voz de júbilo – Az. Oliveira (NRMS 32| CEC I, p. 150| IC, p. 279)
O Senhor libertou o seu povo – A. Cartageno (NRMS 109| IC, p. 305)
[Outras Sugestões]
• Anunciai em toda a Terra – F. Silva (NRMS 106| IC, p. 388))
• Proclamai com alegria – J. P. Martins (CN 827))
• Proclamai, proclamai entre as nações – A. Cartageno (ENPL XLV)

SALMOS RESPONSORIAIS


"A terra inteira aclame o Senhor."
(Salmo 65 (66), 1-3a.4-5.6-7a.16.20)

• A terra inteira aclame o Senhor.
– Az. Oliveira (SRAO A, p. 94-95)
F. Santos (BML 71)
F. Silva (NCT 182)
– M. Carneiro (RBP, p. 234-235| SRMC A, p. 72-73)
M. Faria (NRMS 9-II)
– M. Luís (SRML, p. 90-91)

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



• Aleluia [Se alguém me tem amor] – F. Santos (BML 11)

Antífona de Comunhão


"Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando, diz o Senhor.
Eu pedirei ao Pai e Ele vos dará o Espírito Santo,
que permanecerá convosco para sempre. Aleluia."
(Jo 14, 15-16)

Eu pedirei ao Pai – E. Lucas
• O Espírito Santo que o Pai há-de enviar – A. Cartageno (LHC II, p. 645)
• O Espírito Santo que o Pai há-de enviar – F. Santos (CP I, p. 502)
• O Espírito Santo que o Pai há-de enviar – T. Sousa (LHC II, p. 646)
O Pai vos enviará o Espírito Santo – F. Silva (NRMS 58| IC, p. 341)
Vós sereis meus amigos – Az. Oliveira (NRMS 143)
Vós sereis meus amigos – F. Lapa (BML 100)
Vós sereis meus amigos – M. Carneiro (RBP, p. 181-184)
Vós sereis meus amigos – M. Faria (NRMS 29| IC, p. 267)
Vós sereis meus amigos – M. Luís (BML 30| CAC, p. 425-426| CEC I, p. 151| NCT 128)

[Outras Sugestões]
Quando se lê o Evangelho de Jo 14, 15-21
• Eu rogarei ao Pai I – F. Santos (LHC II, p. 636)
• Eu rogarei ao Pai II – F. Santos (CP I, p. 491)

Quando se lê o Evangelho de Jo 17, 1-11a
Pai santo, guarda no Teu nome – M. Simões (NRMS 116| CEC II, p. 56)
• Pai Santo, consagra-os na verdade – F. Santos (CN 789)


PARA DIVERSOS MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO



Quando se lê a II Leitura de 1 Pe 4, 13-16
• Alegrai-vos por comungar – F. Silva (L 140)   [AD, PC]
• Alegrai-vos, vós que participais – P. Miranda (Libellus 6)   [AD, PC]
• Felizes sereis quando vos insultarem – F. Santos (CP I, p. 509)   [AD, PC]
• Felizes sereis quando vos insultarem – T. Sousa (LHC II, p. 651)   [AD, PC]
Se participardes nos sofrimentos – F. Santos (BML 77)   [AD, PC]
• Se participardes nos sofrimentos – F. Santos (CP I, p. 500)   [AD, PC]
• Se participardes nos sofrimentos – M. Simões (LHC II, p. 642)   [AD, PC]

Quando se lê o Evangelho de Jo 14, 15-21
Eu estou sempre convosco – A. Cartageno   [PC]
• Eu estou sempre convosco – Az. Oliveira (NRMS 153-156, p. 42)   [PC]
Eu estou sempre convosco – C. Silva (OC, p. 101| CEC I, p. 155-156| L 362)   [PC]
Eu estou sempre convosco – F. Lapa (BML 101-102)   [PC]
• Eu estou sempre convosco – M. Carneiro (RBP, p. 188-190)   [PC]
• O Espírito Santo que o Pai há-de enviar – A. Cartageno (LHC II, p. 645)   [AD, PC]
• O Espírito Santo que o Pai há-de enviar – F. Santos (CP I, p. 502)   [AD, PC]
• O Espírito Santo que o Pai há-de enviar – T. Sousa (LHC II, p. 646)   [AD, PC]
O Pai vos enviará o Espírito Santo – F. Silva (NRMS 58| IC, p. 341)   [PC]
• Pai Santo, consagra-os na verdade – F. Santos (CN 789)   [AD, PC]
Pai Santo, consagra-os na verdade – J. Geada   [AD, PC]
• Permanecei em mim – A. Cartageno (CN 809)   [AD, PC]
• Permanecei em mim [Eu sou a verdadeira videira] – F. Lapa (BML 95| CN 810)   [AD, PC]
Porque ele está connosco – F. Santos (BML 58| BML 135-136)   [AD, PC]
• Se alguém me ama I – F. Santos (LHC II, p. 652)   [PC]
• Se alguém me ama II – F. Santos (CP I, p. 511)   [PC]
• Se cumprirdes os meus mandamentos – C. Silva (OC, p. 231| CEC I, p. 152| CEC II, p. 37-38| L 740) (harm. João Santos)   [AD, PC]
Se vos amardes uns aos outros – F. Silva (NRMS 22| CEC I, p. 149| IC, p. 553| NCT 274| L 749)    [AD, C, PC]
Recebemos do Senhor um mandamento novo – M. Luís (CAC, p. 231-232| BML 30| NCT 127| L 715)   [AD, PC]

Quando se lê o Evangelho de Jo 17, 1-11a
• Pai Santo, consagra-os na verdade – F. Santos (CN 789)   [AD, PC]
• Pai Santo, consagra-os na verdade – J. Geada   [AD, PC]



Nota: Outra possibilidade para o final é o uso da Antífona Mariana para o Tempo Pascal, Regina Caeli:

Alegrai-Vos, Mãe de Jesus – A. Cartageno
Rainha dos Céus, alegrai-vos – F. Silva (NRMS 17| IC, p. 311)
Rainha dos Céus, alegrai-vos – M. Simões (NRMS 37| IC, p. 312)
• Regina Caeli – B. Ferreira (Libellus 3)
• Regina Caeli – B. Salgado
• Regina Caeli – C. Gregoriano (NCT 205)
• Regina Caeli – G. Aichinger
Regina Caeli – M. Faria (RAM 2)
Regina Caeli – M. Faria, transcrição
• Regina Caeli – Pedro de Cristo
Regina Caeli – Rodrigues Esteves


[Siglas]

[BML] Boletim de Música Litúrgica, Serviço Diocesano de Música Litúrgica, Porto.
[CAC] P. Manuel Luís – Cânticos da Assembleia Cristã, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2006.
[CEC I] Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. 1, 3ª ed-, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2007.
[CN] Cantoral Nacional para a Liturgia, Secretariado Diocesano de Liturgia, Porto, 2003.
[ELC] Vitor Pereira (arranjos de José Joaquim Ribeiro) – Esta Luz de Cristo, Cânticos para a Liturgia, Paulinas.
[ENPL] Guiões dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica, Fátima.
[IC] A Igreja Canta, 2.ª ed, Comissão Bracarense de Música Sacra, 2005.
[LHC II] Liturgia das Horas: Edição para Canto, vol. 2, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2003.
[LHTP-FS] P. Ferreira Santos - Liturgia das Horas: Tempo Pascal, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2012.
[NCT] Novo Cantemos Todos, Editorial Missões, Cucujães,1990.
[NRMS] Nova Revista de Música Sacra, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga.
[OC] P. Carlos da Silva – Orar Cantando, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2001.
[RAM] Revista da Academia Martiniana, Coimbra.
[RBP] P. Miguel Carneiro – Ressuscitou o Bom Pastor , Paulus Editora, Lisboa, 2007.
[SRAO A] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano A, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1989.
[SRAO B] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano B, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1990.
[SRAO C] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano C, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1991.
[SRMC A] P. Miguel Carneiro – Eu Vos Louvarei, Senhor: Salmos Responsoriais – Ano A, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[SRMC B] P. Miguel Carneiro – Deus fez maravilhas: Salmos Responsoriais: Salmos Responsoriais – Ano B, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[SRMC C] P. Miguel Carneiro – Povo do Senhor, exulta e canta: Salmos Responsoriais – Ano C, Paulus Editora, Lisboa, 2009.
[SRML] P. Manuel Luís – Salmos Responsoriais e Aclamações ao Evangelho, Comissão de Liturgia e Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, Lisboa, 1997.

0 comentários :

NOVO SITE O CANTO NA LITURGIA

São já quase 11 anos de caminho percorrido ao serviço da música na liturgia pelo O Canto na Liturgia. São quase 11 anos a auxiliar cada maestro, cantor e organista, que diária ou dominicalmente procuram servir dignamente a liturgia em cada paróquia através da música. Por ser preciso continuar este caminho, cada vez mais e melhor, e tendo em conta que o blogger já apresenta limitações às nossas aspirações de uma maior qualidade deste serviço, ousámos dar o passo em frente. Começámos por disponibilizar, em Março de 2020, no Facebook um Fórum dedicado à discussão de temas ligados à natureza d’O Canto na Liturgia e à partilha de composições. Logo começámos também a trabalhar numa nova imagem e, com ela, uma nova página. Passado um ano, despedimo-nos do blogger e migramos para um nova página mais intuitiva, mais organizada, mais completa e com mais conteúdo!

Procure-nos em ocantonaliturgia.pt.