Domingo IV da Páscoa | Ano A

Domingo IV da Páscoa

03 de Maio de 2020 | Ano A

Domingo do Bom Pastor | Dia Mundial da Oração pelas Vocações – O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, uma vez que todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. D. António Couto, completa, dizendo que este é o «Domingo do Bom, Belo, Perfeito e Verdadeiro Pastor. É este o significado largo do adjetivo grego kalós e do hebraico tôb, que qualifica o nome “Pastor”.» Por este foco no que é ser Pastor, que a liturgia deste domingo apresenta, a Igreja escolheu o IV Domingo do Tempo Pascal de cada ano para Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

ANTÍFONA DE ENTRADA


"A bondade do Senhor encheu a terra,
a palavra do Senhor criou os céus. Aleluia."
(Salmo 32, 5-6)


A bondade do Senhor – A. Cartageno (CEC I, p. 139)
• A bondade do Senhor – I. Rodrigues
A bondade do Senhor – J. Geada
• A bondade do Senhor – M. Carneiro (RBP, p. 165-167)
A terra está cheia – F. Lapa (BML 71)
[Outras Sugestões]
• Eu sou a Porta – A. Cartageno I (CN 443)
• Eu sou a Porta – A. Cartageno II (LHC II, p. 580)
Eu sou a Porta – C. Silva (OC2, p. 118)
• Eu sou a Porta – F. Santos I (XLII ENPL)
• Eu sou a Porta – F. Santos II (CP I, p. 446)
• Eu sou a Porta – J. Geada

SALMOS RESPONSORIAIS


"O Senhor é meu pastor: nada me faltará."
(Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6)

• O Senhor é meu pastor: nada me faltará.
– Ar. Oliveira
– Az. Oliveira (SRAO A, p. 90-91; ou SRAO A, p. 172-173| CPE, p. 138)
– F. Santos I (BML 41| NCT 364)
– M. Carneiro (SRMC A, p. 38-39| SRMC A, p. 146-147| SRMC B, p. 112-113)
– M. Luís (SRML, p. 48-49| L 585| CPE, p. 139)

• O Senhor é meu pastor: nada me falta.

• O Senhor é meu pastor: nada me pode faltar.
– P. Alvim

• O Senhor me conduz: nada me faltará.
– A. Leitão
– Az. Oliveira (SRAO A, p. 50-51; ou SRAO B, p. 136-137; ou SRAO C, p. 178-179)
– B. Sousa
F. Santos (BML 40)

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO



• Aleluia [Eu sou o bom pastor] – F. Santos (BML 36)
• Aleluia [Eu sou o bom pastor] – J. Santos (NRMS I - 2)

Antífona de Comunhão


"Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida pelas suas ovelhas
e Se entregou à morte pelo seu rebanho. Aleluia."

Ressuscitou o Bom Pastor – F. Lapa (BML 106)
Ressuscitou o Bom Pastor – F. Santos (BML 58-59| CEC I, p. 142-143| NCT 199)
• Ressuscitou o Bom Pastor – I. Rodrigues
• Ressuscitou o Bom Pastor – J. Geada
Ressuscitou o Bom Pastor – J. Santos (NRMS 57| IC, p. 312-313)
• Ressuscitou o Bom Pastor – M. Luís (CAC, p. 292-293| CEC I, p. 140)
• Ressuscitou o Bom Pastor – M. Carneiro (RBP, p. 168-169)
[Outras Sugestões]
• Eu sou o Bom Pastor – A. Morais
• Eu sou o Bom Pastor – C. Silva (OC, p. 108| CEC I, p. 141)
O Bom pastor dá a vida – Ar. Oliveira
• O Cordeiro de Deus é o nosso pastor – Az. Oliveira (NRMS 90-91| CEC II, p. 58-60| IC, p. 492-493)
O Cordeiro de Deus é o nosso pastor – C. Silva (OC, p. 167-168| CEC II, p. 121-122)
O Senhor é meu pastor – F. Santos (BML 52| CEC II, p. 143-144| NCT 268)


PARA DIVERSOS MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO



• Como o Pastor – Ar. Oliveira (SRF III 108)   [AD, PC]
• Como o Pastor – C. SIlva (OC2 73)   [AD, PC]
• Como o Pastor – M. Luís (CAC 331)   [AD, PC]
• Como o Pastor – M. Simões (XXXII ENPL)   [AD, PC]
• Deus é bom pastor – M. Luís (CAC, p. 391-392| CEC II, p. 120-121| NCT 194)   [AD, PC]
• Ego sum pastor bonus – M. Garau   [AD]
• Ego sum pastor bonus – M. S. Santos (CS 53)   [AD]
• Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas [Como o pastor] – T. Sousa (CN 304)   [AD, PC]
Eu vim para que tenham vida – F. Silva (NRMS 70| CEC II, p. 131-132| IC, p. 445| L 382)   [C]
Nós somos o povo de Deus – F. de Freitas (NRMS I 9-10)   [OC]
O Bom pastor dá a vida – Ar. Oliveira   [PC]
• O Cordeiro de Deus é o nosso pastor – Az. Oliveira (NRMS 90-91| CEC II, p. 58-60| IC, p. 492-493)   [PC]
O Cordeiro de Deus é o nosso pastor – C. Silva (OC, p. 167-168| CEC II, p. 121-122)   [PC]
• O Eterno é meu pastor – M. Faria   [AD, PC]
• O Senhor é bom pastor – A. Mário Costa   [AD, PC]
O Senhor é meu pastor – F. Santos (BML 52| CEC II, p. 143-144| NCT 268)   [PC,]
• Outras Ovelhas [Eu sou o Bom Pastor] – D. Faustino   [AD]


Nota 1: Na Apresentação dos Dons ou Pós Comunhão, na conclusão desta semana de oração dedicada às vocações que culmina precisamente neste IV Domingo da Páscoa - Dia Mundial da Oração pelas Vocações, poderá cantar-se um cântico alusivo a este particular momento de oração. Para isso, ver Cânticos Vocacionais.

Nota 2: Outra possibilidade para o final é o uso da Antífona Mariana para o Tempo Pascal, Regina Caeli:

Alegrai-Vos, Mãe de Jesus – A. Cartageno
Rainha dos Céus, alegrai-vos – F. Silva (NRMS 17| IC, p. 311)
Rainha dos Céus, alegrai-vos – M. Simões (NRMS 37| IC, p. 312)
• Regina Caeli – B. Ferreira (Libellus 3)
• Regina Caeli – B. Salgado
• Regina Caeli – C. Gregoriano (NCT 205)
• Regina Caeli – G. Aichinger
Regina Caeli – M. Faria (RAM 2)
Regina Caeli – M. Faria, transcrição
• Regina Caeli – Pedro de Cristo
Regina Caeli – Rodrigues Esteves


[Siglas]

[BML] Boletim de Música Litúrgica, Serviço Diocesano de Música Litúrgica, Porto.
[CAC] P. Manuel Luís – Cânticos da Assembleia Cristã, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2006.
[CEC I] Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. 1, 3ª ed-, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2007.
[CN] Cantoral Nacional para a Liturgia, Secretariado Diocesano de Liturgia, Porto, 2003.
[ELC] Vitor Pereira (arranjos de José Joaquim Ribeiro) – Esta Luz de Cristo, Cânticos para a Liturgia, Paulinas.
[ENPL] Guiões dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica, Fátima.
[IC] A Igreja Canta, 2.ª ed, Comissão Bracarense de Música Sacra, 2005.
[LHC II] Liturgia das Horas: Edição para Canto, vol. 2, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2003.
[LHTP-FS] P. Ferreira Santos - Liturgia das Horas: Tempo Pascal, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2012.
[NCT] Novo Cantemos Todos, Editorial Missões, Cucujães,1990.
[NRMS] Nova Revista de Música Sacra, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga.
[OC] P. Carlos da Silva – Orar Cantando, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2001.
[RAM] Revista da Academia Martiniana, Coimbra.
[RBP] P. Miguel Carneiro – Ressuscitou o Bom Pastor , Paulus Editora, Lisboa, 2007.
[SRAO A] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano A, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1989.
[SRAO B] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano B, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1990.
[SRAO C] P. António Azevedo de Oliveira – Salmos Responsoriais: Ano C, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga, 1991.
[SRMC A] P. Miguel Carneiro – Eu Vos Louvarei, Senhor: Salmos Responsoriais – Ano A, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[SRMC B] P. Miguel Carneiro – Deus fez maravilhas: Salmos Responsoriais: Salmos Responsoriais – Ano B, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[SRMC C] P. Miguel Carneiro – Povo do Senhor, exulta e canta: Salmos Responsoriais – Ano C, Paulus Editora, Lisboa, 2009.
[SRML] P. Manuel Luís – Salmos Responsoriais e Aclamações ao Evangelho, Comissão de Liturgia e Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, Lisboa, 1997.

0 comentários :

NOVO SITE O CANTO NA LITURGIA

São já quase 11 anos de caminho percorrido ao serviço da música na liturgia pelo O Canto na Liturgia. São quase 11 anos a auxiliar cada maestro, cantor e organista, que diária ou dominicalmente procuram servir dignamente a liturgia em cada paróquia através da música. Por ser preciso continuar este caminho, cada vez mais e melhor, e tendo em conta que o blogger já apresenta limitações às nossas aspirações de uma maior qualidade deste serviço, ousámos dar o passo em frente. Começámos por disponibilizar, em Março de 2020, no Facebook um Fórum dedicado à discussão de temas ligados à natureza d’O Canto na Liturgia e à partilha de composições. Logo começámos também a trabalhar numa nova imagem e, com ela, uma nova página. Passado um ano, despedimo-nos do blogger e migramos para um nova página mais intuitiva, mais organizada, mais completa e com mais conteúdo!

Procure-nos em ocantonaliturgia.pt.